terça-feira, 4 de agosto de 2009

Memorial do Leitor

(Torres Del Paine -Chile)

Iniciei minha caminhada como leitora, cedo, sempre gostei de ler. Meus pais sempre me incentivaram a ler. Depois que ingressei na Universidade no Curso de Letras, a história passou a ser bem outra. Nesse período ler era necessário e em muitos momentos uma obrigação. Posso dizer que me tornei uma leitora mais assídua, de ter inclusive o hábito de comprar um livro (sempre que possível), quando começei a lecionar. Penso que : só posso querer que meu aluno se torne um leitor se EU também for uma leitora. Tenho um pequena biblioteca em minha casa com gêneros diversos, que fui adquirindo com o passar dos anos. Emprestá-los ?? Às vezes até faço, mas só para pessoas especiais, e amantes da leitura. Literatura Infantil é uma leitura deliciosa e poder contar aos outros melhor ainda. Durante 5 anos, mais ou menos, mantive um projeto de leitura (nas horas atividades), com uma turma em especial e uma companheira (Profª Eliane Corrêa Cunha). Hoje esses alunos estão na 5ª série e são meus alunos. É muito bom ver que esses alunos buscam a biblioteca para empréstimos e se lembram das várias histórias contadas. Este ano de 2009 em especial, conheci um site (skoob.com.br) através da bibliotecária Jace, ele promove a troca de ideias sobre livros e publicações como minirresenhas e o melhor é Brasileiro, além de ajudar a estimular a leitura. Ler é sempre muito bom, ler jornais, revistas, livros, mapas, guias turisticos, gibis ajudam a conhecer caminhos ainda desconhecidos, sonhar e viver um mundo um pouco melhor a cada dia.

2 comentários:

  1. Quando trabalhei com você na Ricieri Marcatto (escola do coração), já tinha percebido tanto a seriedade quanto determinação e prazer no seu trabalho com a leitura. Você tem toda a razão, nossos alunos nem sempre ( ou dificilmente...)têm modelos leitores nas suas casas e precisam, de fato, perceber isso em nós.
    Parabéns pelo trabalho de construtora de andaimes de leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Dania
    certamente seu trabalho tão profícuo com a leitura deve-se, também, a sua paixão por ela. Você tem toda razão, não há como fazer os alunos tornarem-se leitores se nós também não o formos.
    parabéns por sua dedicação!
    Abraços
    Angelita

    ResponderExcluir