domingo, 17 de maio de 2009

Figuras de Linguagem



Fotos: Equipe que elaborou o diálogo abaixo

Alunos da E.M.E.F.Guilherme Hanemann(8º02) criaram um diálogo bem humorado das figuras de linguagem, sim este foi o objetivo proposto e por sinal se sairam muito bem. Uma forma devertida onde os alunos pensaram, tanto em como explicar a figura, quanto em montar um diálogo.
Diálogo selecionado da equipe: Larissa, Dandara, Vanessa, Cristina e Fabiana.
8º ano 02.

Eufemismo
Um dia Joana, foi à praça e encontrou sua amiga Ana, e ela comentou:
-Você sabia Joana, que o Pedro entregou sua alma a Deus?
- Entregou a alma a Deus? Como assim?
- Infelizmente ele se foi!
-Não me diga isso Ana, você está faltando com a verdade!
- Você acha que eu brincaria com uma coisa tão séria assim?
- Não, mas é que eu ainda não acreditei no que aconteceu com nosso amigo!
- Ah, tenho que falar mais uma coisa para você é sobre o eufemismo!
- Ele também morreu?
- Não eu quero lhe dizer que o eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão.
- Isso é muita informação para mim, estou indo embora, até logo!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dânia, adorei as atividades que você propôs aos seus alunos, em especial a turminha das meninas da escola GH Larissa, Vanessa...que foram minhas alunas, repasse à elas meus parabéns!!!
    Um abraço Claudine

    ResponderExcluir
  3. Dânia,
    muito criativa sua atividade. O diálogo ficou ótimo! É um assunto que às vezes parece tão distante e difícil para els, no entanto, usam cotidianamente. Parabéns!
    Angelita

    ResponderExcluir