segunda-feira, 7 de junho de 2010

Destaque para Aluna!

O Baú do Tempo

Quando olho aquelas fotos antigas, me dá vontade de voltar no tempo, viver tudo de novo, conhecer melhor as pessoas, fazer mais amigos, errar e acertar na mesma medida. Talvez todas as pessoas tenham este desejo, de voltar ao passado, usar vestidos em vez de calça jeans. Trabalhar na roça, em vez das indústrias. Ajudar a limpar a escola, em vez de sujá-la. Ir jogar bola, em vez de ficar no computador.
Em uma época o lugar onde eu moro, era pequeno, simples e com poucas ruas, casas e empresas. Agora está tudo mudado, afinal já se passou muito tempo, as casas não são mais em estilo enxaimel, as ruas são pavimentadas e hoje existem muitas delas. Hoje, olho em volta do meu mundo e vejo montanhas verdes, céu muito azul e pastos gigantes. Sei que tudo vai acabar um dia, mas na verdade, dentro de mim, o meu coração diz que não queria que nada acabasse, pois foi aqui que vivi minha infância, onde subi em árvores, catei goiabas, brinquei de carrinho, de futebol, de boneca e tomei banho de rio! Nenhum lugar vai substituir as terras onde andei descalça, por saber que isso era meu, agora esta certeza não é tão grande como foi um dia. Talvez eu tenha medo, de perder parte de mim, nas terras que estão a venda, ou talvez queria apenas ter a certeza que meus filhos um dia, poderão ter a oportunidade de ter a infância que eu tive.
Minha cidade cresce a cada dia, com a tecnologia e o desenvolvimento. O passado muitas vezes fica esquecido. O município pequeno, hoje está transformado em um local com grandes indústrias e o comércio domina toda Jaraguá do Sul, nem por isso deixa de ser o lugar lindo de sempre!
Meus sentimentos estão nas lembranças que hoje tiro do baú do tempo. Estas terras sempre estarão no meu coração, sejam minhas ou não. Acho que o lugar em que vivemos, é o mais importante, é onde a vida acontece, o tempo não para, e por isso sempre estamos sujeitos a mudanças. Tudo é mutante, com o tempo, Jaraguá do Sul não será mais a mesma de 1950, onde tudo era próximo e simples. Onde as crianças estudavam só aos 9 anos, e podiam completar só 4 anos na escola. Brincavam escondidas, tinham muitas festas, trabalhavam muito, estudavam pouco.
A vida não para, e nem por isso deixamos de ser felizes. A minha vida ainda não acabou, ainda tem muita coisa para acontecer. Por isso minhas lembranças não continuar vivas em minha memória, momentos inesquecíveis para sempre vão ficar vivos!



Este texto foi produzido em 2008 para a fase classificatória da Olimpíada da Língua Portuguesa e sua autora Mônica Raquel Volkmann na época estudante do 8º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricieri Marcatto, tendo como professora Dania Hasse. Excelente e verdadeiro texto em sua trajetória.
2010 é ano de Olimíada e este texto mostrar que nossos alunos são capazes de produzir belos, surpriendentes e emocionantes textos, é preciso apenas motivá-los. Parabéns Mônica e a todos alunos que participaram.

2 comentários:

  1. Que lindo isso aqui, adorei. Obrigada por publicar meu texto, saudades de você prô Dania, beijo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o texto aqui postado é muitíssimo lindo, mas a menina que o escreveu é ainda mais...É minha filha!!!!!!!!!!!!!
    Agradeço a você Dania por fazer parte deste trabalho maravilhoso. Frutos assim estão espalhados pelo mundo graças a sua dedicação, compromisso e paixão pelo "fazer educação".
    Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir